O que são aminoácidos ?

A importância da qualidade dos aminoácidos

Na hora de escolher um suplemento alimentar, além de avaliar a lista de ingredientes, tabela nutricional, quantidade de um nutriente específico por dose e outros, é importante ter um olhar atento à qualidade dos ingredientes presentes em determinado produto.

A origem da matéria-prima, por exemplo, é um fator muito importante, pois diz respeito a origem do nutriente, como ele foi produzido, quais processos ele sofreu, possíveis impurezas e contaminantes, entre outros.

No caso dos aminoácidos, a Ajinomoto é referência global na produção e comercialização de aminoácidos de qualidade, devido sua expertise no desenvolvimento de tecnologias inovadoras usadas para fabricar e purificar aminoácidos.

A Ajinomoto segue os mais rigorosos critérios de avaliação e controle durante todo o processo produtivo. E este exclusivo padrão de qualidade e confiabilidade, estabelecido pela Ajinomoto, é garantido através do selo PURE AMINO ACID by Ajinomoto Co.®, encontrado em produtos de mercado, principalmente suplementos alimentares.



Isso significa que todos os produtos com o selo PURE AMINO ACID possuem aminoácidos de:

- Origem não animal;

- Elevado grau de pureza;

- Qualidade consistente lote a lote;

- Rastreabilidade total.

O selo PURE AMINO ACID, portanto, garante aminoácidos seguros e com alto grau de pureza, que é comprovado por análises em laboratório. Além disso, essa pureza pode ser facilmente percebida pelo sabor e odor mais agradável dos aminoácidos.

Para mais informações, acesse o site oficial do selo: www.pureaminoacids.com.br.

O uso de suplementos deve ser feito após recomendação de um profissional da saúde habilitado.

Aminoácidos: A fonte da vida

O corpo humano contém aproximadamente 60% de água e, do percentual restante, cerca de metade são aminoácidos, pois as proteínas presentes em nossos músculos, órgãos, pele e cabelo são resultantes da combinação de 20 diferentes aminoácidos entre si. Existem cerca de 100 mil diferentes tipos de proteínas no corpo humano e todas são resultado de ligações dos aminoácidos, razão pela qual eles são imprescindíveis para a vida – não só dos seres humanos, mas também de todos os seres vivos do planeta.

Por formarem a estrutura do nosso corpo, os aminoácidos são considerados a base da vida. Para dimensionar essa relevância, se considerarmos que as proteínas correspondem a 20% do nosso peso corporal ou aproximadamente 50% do peso seco (descontada a água), uma pessoa com peso de 50 kg possui aproximadamente 10kg de proteínas, responsáveis pela formação de tecidos importantes, como músculos, trato intestinal, vísceras, hemoglobina e o colágeno constituinte da pele e do cabelo!

A importância dos aminoácidos

O papel dos aminoácidos vai além de ser matéria-prima das proteínas e, consequentemente, de “construir o corpo”. Eles estão presentes também como moléculas livres no interior das células e no plasma, desempenhando diferentes papéis no organismo; sendo, portanto, essenciais para a manutenção das atividades vitais e de seu bom funcionamento. Os aminoácidos constituem as proteínas do sangue, das enzimas, dos hormônios, dos anticorpos que protegem nosso organismo, além de participarem das mais diversas reações em nosso corpo. Por conta disso, o corpo mantém um estoque permanente dos aminoácidos em sua forma isolada, chamados de aminoácidos livres. Eles ficam disponíveis para serem usados pelo corpo de diversas formas: como materiais para construção de vitaminas ou hormônios, para sintetizarem novas proteínas etc.

Uma vez que os aminoácidos são essenciais para a nossa vida, como nós os incorporamos ao nosso organismo?

Em termos nutricionais, os aminoácidos são divididos em essenciais e não essenciais. Os aminoácidos essenciais são aqueles que devem ser obtidos a partir de fontes externas através da alimentação, uma vez que não podem ser sintetizados no corpo humano - ou até podem ser sintetizados, porém em quantidades muito pequenas. Os aminoácidos não essenciais são aqueles sintetizados pelo organismo a partir de componentes da dieta, como outros aminoácidos, açúcares e lipídeos (óleos e gorduras). Dos 20 aminoácidos que o corpo usa como base para elaboração das proteínas, 11 são produzidos pelo próprio organismo e 9 são obtidos exclusivamente através da alimentação, sendo que se apenas um deles estiver em falta, milhares de proteínas essenciais à vida deixarão de ser produzidas, provocando sérios danos à saúde.


Os 20 aminoácidos a partir dos quais as proteínas são produzidas.


Aminoácidos essenciais (9 tipos)

  • Fenilalanina
  • Leucina
  • Treonina
  • Histidina
  • Lisina
  • Triptofano
  • Isoleucina
  • Metionina
  • Valina

Aminoácidos não essenciais (11 tipos)

  • Ácido Aspártico
  • Arginina
  • Glicina
  • Serina
  • Ácido Glutâmico
  • Asparagina
  • Glutamina
  • Tirosina
  • Alanina
  • Cisteína
  • Prolina

Aminoácidos ganham destaque em diversas áreas

Os aminoácidos são importantes para a gastronomia, os esportes, a medicina, a beleza...

Aminoácidos são a chave do sabor

O segredo do sabor está nas mãos dos aminoácidos, pois é através da combinação entre eles que surgem os diferentes sabores dos alimentos!

Destaque na beleza e seu uso em cosméticos!

O uso de aminoácidos nos cuidados diários da pele devolve a sua vivacidade original, tornando-a mais hidratada e recuperando sua elasticidade. Os aminoácidos também têm o poder de proteger cabelos danificados e deixá-los mais hidratados e saudáveis.

Destaque nas práticas esportivas

Contribuindo para o aumento da resistência e redução do cansaço. Os aminoácidos são amplamente utilizados não só por atletas profissionais, mas também por praticantes de esportes em geral.

Aminoácidos para ter um dia a dia saudável

Os aminoácidos contribuem também para a regulação das funções corporais, mantendo o nível de massa muscular, melhorando a qualidade do sono e do sistema imunológico, promovendo o metabolismo do álcool, entre outros. Tenha uma vida saudável com aminoácidos!