O Grupo Ajinomoto foi fundado em 1909, por meio da pesquisa feita pelo Dr. Kikunae Ikeda, professor e pesquisador da Universidade Imperial de Tóquio, que descobriu o umami - o quinto gosto do paladar humano e a principal substância responsável por este gosto: o ácido glutâmico, aminoácido amplamente presente em alimentos in natura e no corpo humano. Após essa descoberta, transformou-se o ácido Glutâmico em Glutamato Mossódico e registrou-se a patente do mesmo, como produto final, destinado a realçar o sabor dos alimentos, hoje mundialmente conhecido como AJI-NO-MO-TO® e, nasceu a empresa Ajinomoto, cujo nome em japonês, significa "essência do sabor".
Hoje, a companhia possui operações em mais de 20 países, com mais de 100 fábricas e cerca de 33 mil funcionários no mundo todo.
Em 1956, a Ajinomoto desembarcou no Brasil e, desde então, se empenha em oferecer tanto produtos alimentícios da mais alta qualidade para o consumidor e o mercado de alimentação fora do lar, como insumos às indústrias alimentícia, cosmética, farmacêutica, de nutrição esportiva, de nutrição animal e de agronegócios. A empresa possui sede administrativa em São Paulo e quatro unidades fabris no interior de São Paulo, localizadas nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras. A companhia atende o mercado nacional e internacional e emprega mais de 3.000 funcionários.